26 de dezembro de 2012

TUTORIAL: Instale Android 4.1 Jelly Bean no Seu Xperia

Postagem atualizada ( 27 de Setembro de 2013)


Infelizmente a +Sony  não liberou o +Android  4.1 codinome Jelly Bean para os Xperias lançados em 2011, mas enquanto não vaza uma ROM estoque oficial com todas as features da empresa no +xda-developers, a nossa dica é usar uma ROM do +CyanogenMod 


 O CyanogenMod é uma distribuição alternativa de firmware para vários dispositivos que rodam o Sistema Operacional Android. Ele é baseado no próprio projeto open source Android, e feito com o objetivo de melhorar a performance e a segurança das ROMs distribuídas pelos fabricantes como, +Sony , +Motorola Mobility, +Samsung Mobile  e outras. CyanogenMod também oferece uma variedade de funcionalidades e melhoramentos que não são normalmente encontrados em versões oficiais do Android, tais como suporte nativo a temas, codec para áudio flac, uma grande lista de APNs, um menu de reboot, suporte a tethering via Wi-Fi, Bluetooth e USB.


Outro recurso muito interessante é o overclock, possibilitando aumentar o poder de processamento até mesmo de celulares menos potentes.

A ROM CyanogenMod 10 possui Android puro, ou seja, você perderá todas as features da Sony como:

  • O aplicativo WALKMAN;
  • PlayStation Pocket para os Xperias com certificado +PlayStation;
  • xLoud;
  • Clear Bass;
  • Mobile BRAVIA Engine;
Obs.: No final do tutorial vou explicar como recuperar as funcionalidades da ROM stock da Sony.

Para realizar o procedimento, o seu Xperia precisar estar com o bootloader desbloqueado e com ROOT. Caso ainda não tenha acesso a raiz do sistema  e nem desbloqueado o bootloader, acesse os links dos tutoriais abaixo:

Link para o Tutorial ROOT


Instale o Flashtool

Para instalar o programa Flashtool será necessário primeiro ter o PC Comapanion e Java atualizado no seu desktop.

Vá em configurações, depois Aplicativos e habilite no seu Xperia PLAY "Fontes desconhecidas". Agora acesse Configurações, escolha agora Aplicativos e depois Desenvolvimento "Depuração USB".

Download e Instalação
- Instale o FlashTool 
-Não esqueça de instalar os Drivers  (normalmente os arquivos ficam hospedados em C:\Flashtool\drivers\)


Tutorial Clockworkmod Recovery


Todos dispositivos com Android são dotados de um recovery padrão que basicamente é uma partição da memória interna do dispositivo que pode ser iniciada. O recovery padrão tem apenas operações básicas que lhe permite apenas voltar as configurações de fábrica e recuperar seu OS usando uma ROM oficial no format .zip.

O custom recovery basicamente substitui o recovery padrão, pois lhe permite fazer tudo o que é possível realizar pelo "recovery padrão" e ainda tem mais opções que lhe dá mais controle sobre seu dispositivo. Com um custom recovery você pode instalar tanto ROMs oficiais e não oficiais como também outros uptades incluindo: apps, temas, kernels, etc. utilizando arquivos .zip. Você pode também, dar "wipe" não só nas configurações de usuário como também em cada partição de seu dispositivo, particionar seu cartão SD, wipe Dalvik cache e status da bateria. Você pode também realizar, gerenciar e restaurar backups e muito mais.

Procedimento:

Siga as imagens abaixo para  instalar CWM no seu Xperia:







Faça download dos arquivos abaixo:

*No link para download das ROMs estão hospedados os arquivos para todos os gadgets.   Para baixar o arquivo da ROM compatível com seu Xperia, confira a lista abaixo com o codinome  para seu aparelho:

Hallon: Xperia Neo;
Haida: Xperia Neo V;
Zeus: Xperia PLAY;
Mango: Xperia Mini Pro;
Nozomi: Sony Xperia S;
Anzu: Xperia Arc;
Smultron: Xperia Mini;
Coconut: Sony Ericsson Live With WALKMAN;
Iyokan: Xperia Pro;

Tutorial de instalação da ROM:


Extraia o arquivo “Boot.IMG”  e copie os arquivos do Gapps e da ROM para o cartão SD do seu Xperia. 

Abra o Flashtool e selecione  a primeira opção ( ícone do raio), clique na opção “Fastboot mode”, depois em ok.  Agora será necessário desligar o aparelho para entrar em “modo Fastboot”. 

Com o botão de pesquisa pressionado*, conecte o aparelho ao USB, após isso, escolha a opção “Select  Kernel to flash”, selecione na pasta que você extraiu a ROM o arquivo “Boot.IMG” , agora espere o procedimento terminar,  depois desconecte o seu smartphone.

Agora você entrará em modo “recovery”. Para isso basta pressionar o botão de volume - quando aparecer o logo. Selecione Wipe data factory reset e wipe dalvik cache antes de começar a flechear a ROM. Feito isto, escolha a opção “install zip from sd card/choose from sd card, selecione a ROM que você moveu para o cartão de memória, depois “Yes - install...” 

Após todo o processo de instalação da ROM ser finalizada, instale os Gapps. Feito isto, acesse a opção “reboot to system”

*Xperia PLAY

OBS:  A tecla Fastboot não é padrão para todos os gadgets, pois cada dispositivo usa uma tecla diferente para realizar o procedimento. Confira abaixo a lista com os aparelhos:


Xperia Neo, Xperia Neo V, Xperia Pro, Xperia Arc, Xperia Arc S : Desligar dispositivo, mantenha pressionado a tecla Menu e ligar o cabo USB ao computador. O dispositivo mostrará uma LED azul indicando que se encontra em modo fastboot.


Xperia PLAY : Desligar dispositivo, mantenha pressionado a tecla Search e ligar o cabo USB ao computador. O dispositivo mostrará uma LED azul indicando que se encontra em modo fastboot.

Xperia Mini, Xperia Mini Pro, Xperia Ray, Xperia Active, Live with Walkman : Desligar dispositivo, mantenha pressionado a tecla Volume Para Cima e ligar o cabo USB ao computador. O dispositivo mostrará uma LED azul indicando que se encontra em modo fastboot.





O vídeo tutorial abaixo foi feito pelo usuário do +YouTube Jader13254 e não está em português, mas acredito que ninguém terá problema em entender, pois basta visualizar cada etapa do procedimento.

Eu instalei no Xperia PLAY e achei a ROM estável, inclusive o gamepad está funcionando.  Felizmente o erro da  câmera que não funcionava  no Xperia PLAY no lançamento das versões inicias já foi corrigido, incluindo a câmera frontal para vídeo chamada e o modo panorâmica.  O Google+er +Richard Rosário também está usando a versão 10 do CyanogenMod no Xperia Neo, segundo  relatos dele está tudo ok, apesar do modo panorâmica apresentar uma pequena mancha na tela na hora da captura, mas o resultado da imagens aparecem sem distorção ou qualquer defeito,  já o +Cristiano de Oliveira instalou no Xperia Mini Pro.


Customização

Para aqueles que gostam de personalizar ou querem recuperar as features da Sony, abaixo estão as dicas e links das mudanças que eu fiz no ROM CyanogenMod do meu Xperia.

Primeiro eu instalei o Launcher do Xperia Z que o xda-developers disponibilizou recentemente. Nele é possível modificar ícones, trocar efeitos de transição, inserir gestos e uma porrada de outras possibilidades.

Instalei também o PS Pocket


Socialife
O aplicativo é o sucessor da "Timescape" e foi portado para os aparelhos da linha 2011 e 2012 pelo xda-developers


Apps de mídia da Sony "Álbuns" e "Vídeos"

Music Unlimited
 
Ainda não instalei, mas achei esse app do WALKMAN:

Widgets do Xperia Z:

Dica de widgets para quem está usando o Launcher do Xperia Z que eu postei acima. A maioria deles basta instalar o APK igual um app normal. Confira abaixo a lista:

































Widget de Relógio;
Widget de previsão do tempo;
Widget de Fotos e vídeos;
Widget de Chamadas Recentes;
Widget de Configurações Rápidas:  Deve ser instalado como um aplicativo do sistema, mova-o para pasta System/App;
WALKMAN;
Widget de Notas: Para ser instalado requisita de usuários não-Xperia a instalação  do aplicativo SemcNotes (ICS);
Widget Contatos mais importantes (Top Contacts).

Links:
Sony Xperia Z Launcher
PS Pocket
Socialife
Apps de mídia "Álbuns" e "Vídeos"
WALKMAN
Music Unlimited
Widgets
Com o aplicativo "Pimp my Rom" é possível  também trazer diversas outras funções para melhorar o desempenho do seu aparelho. Como: 

Beats Audio e Ad-Block;








Fonte: CyanogenMod, Juegos Androide, Wikipédia

24 comentários:

  1. Como extra existe a aplicação Pimp My ROM, que permite instalar o Sony xLoud e o Bravia Engine, entre outras funcionalidades... vi antes a aplicação Walkman Player para cyanogen, acho que uma busca no Google deve dar cartas, testei anteriormente a cyanogen mod 9.1 e embora rápida tinha alguns bugs, nomeadamente a filmar e na rede wifi. Esta nova a versão JellyBean espero que esteja melhor porque quero mudar... embora a ultima versão ICS com root e Pimp My Rom esteja muito boa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos Gonzalez, Valeu pela dica!

      Olha o Ice Cream Sandwich deixou meu Xperia PLAY praticamente inutilizável, voltei para Gingerbread. Mas agora com o Jelly Bean e principalmente com o "Project Butter", o OS está rodando mais liso e consumindo um pouco menos de memória RAM.

      Excluir
  2. Nem vi que tinha me citado... CM10 aqui tá de boa. Dá umas travadas de vez em quando e é aquela lerdeza de sempre. Mas tem funcionado bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Richard, queria saber se sua câmera está funcionando?
      Coloquei essa CM10 aqui do tuto e minha câmera não funciona, ela abre porem invertida e cores irregulares.
      Testei outra rom direto do xda e o mesmo problema.
      Usei a rom Hallon, que acredito ser para o Neo V MT15i ou MT15a. Porém tenho duvidas se não é a Hadon.
      Também testei a Hadon e a cwm não prossegue a instalação e aborta.
      Pode me ajudar com alguma sugestão?

      Excluir
    2. Du Moraes, A ROM CyanogenMod para o Xperia Neo V é a "haida".

      Excluir
    3. Obrigado Leonardo. Baixei a 'haida' deste link aqui e o problema da câmera foi resolvido, porém apareceram outros, o teclado não funciona e o botão home também não responde. Sabe alguma solução?

      Excluir
    4. Leonardo, resolvi o problema. A versão da CM 10 'haida' tem um bug e seu teclado não funciona. Aconselho para baixar um Apk. de qualquer outro teclado e instalar pelo gerenciador de arquivos do celular e pronto, teclado funcionando. Até agora tudo ok na CM10 'haida'. Valeu.

      Excluir
    5. Que bom! Eu ia indicar o teclado Swiftkey para substituir o padrão.

      Excluir
  3. O link do ROM CyanogenMod 10 ta fora do ar

    ResponderExcluir
  4. Será que vai ficar bom para o Xperia P?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel Valverde, Ainda não saiu a ROM CyanogenMod 10 para o Xperia P ( LT22i Nypon),mas você pode instalar a 9. http://uploaded.net/f/r71do7

      Excluir
    2. Daniel Valverde, em breve CyanogenMod 10 estará disponível para Xperia P. Confira no aqui: http://goo.gl/4pf8g

      Excluir
  5. Não consegui instalar o Bravia Engine com o Pimp My Rom, quando botava pra instalar dava erro. Sabe dizer se tem outro jeito de fazer o update?

    ResponderExcluir
  6. Galera essa versão da Jelly Bean está em portugues? Quando coloca uma nova room, apaga tudo? E Leonardo poderia colocar o link desse Pimp my Room e Project Butter?

    Gratto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, inclusive em português do Brasil. Quando instalei CyanogenMod 10 no meu Xperia, todos os arquivos do cartão SD ficaram intactos, mas os SMS e contactos que não estavam sincronizados com a Google Agenda foram perdidos. Então, faça back up de todas as suas mensagens de textos e seus contatos armazenados na memória interna do aparelho.
      Os aplicativos também são apagados, porém quando você logar com sua conta Google, todos os apps instalados da Google Play serão reinstalados automaticamente.

      O link do “Pimp my Rom” está na postagem acima (ou acesse aqui: http://goo.gl/XUQ2Q ), já o Project Butter foi um nome bonitinho que a Google deu para melhora na optimização e utilização de recursos no Android Jelly Bean em comparação com o Ice Cream Sandwich.

      Excluir
  7. Leonardo, a câmera não está funcionado? No Xperia Play?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou ficar devendo a informação, pois estou utilizando outra ROM. Quando instalei CyanogenMod 10 a câmera não funcionou, mas isso foi no ano passado com a versão 150 liberada pelo projeto Free Xperia, hoje já foi atualizado para a versão 213.

      Excluir
  8. Galera blz.
    Gostaria de saber se existe alguma forma de fazer o overclock no xperia neo v 4.0.4 versao 587, ja com root e boot desbloqueado.
    Sei que tem que instalar um kernel para habilitar porem não achei um tutorial que desse pelo menos 80% de certeza.
    Gosto muito do trabalho da CyaNO pois ja tive um galaxy 5 e sempre usei as roms deles, cara e muito show de bola o trabalho deles.
    No caso da rom para Xperia neo v fiquei sabendo que tem algum bugs ainda como o do HDMI e FOTOS.
    No momento estou querendo ver alguma possibilidade de fazer o overclock nele para ver a performance para jogos.
    Se alguem puder ajudar serei grato.
    E parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diogownz, se você não achar um custom kernel compatível com o seu Xperia Neo V, mesmo assim você pode melhorar a performance dos games no aparelho, basta instalar o aplicativo "Game Booster". Link: http://goo.gl/G9gf5

      Excluir
    2. Diogownz,Eu instalei este custom Kernel no meu Xperia PLAY com Android 4.04 (Link: http://goo.gl/dcAzC ) Eu não tenho 100% de certeza que ele funciona no Xperia Neo V, mas acredito que sim. Também instalei o CPU Master ( link: http://goo.gl/3Lmll )

      Instalação:
      Fleshear o kernel LuPuS STOCK ICS&GB

      Com o Flashtool aberto acesse o flash (ícone de raio); Escolha a opção "fastboot mode" e clique em "Ok";

      Conecte seu Android com o PC no modo boot. Para realizar o procedimento, será necessário desligar o smartphone, manter pressionado o botão de pesquisa ( Botão do lado direito ) e conectar o cabo USB no PC. O LED do seu Xperia deve ficar azul.

      Agora escolha a opção "select Kernel to flash", encontre o arquivo LuPuS STOCK ICS&GB que é o kernel do tutorial, então aguarde o procedimento ser finalizado.

      Excluir
    3. "manter pressionado o botão de pesquisa ( Botão do lado direito )" Essa parte do procedimento é para o Xperia PLAY, dê uma pesquisada no Google para saber o botão certo para o seu Xperia.

      Caso não seja marinheiro de primeira viagem e já saiba como realizar o procedimento, apenas ignore o meu comentário rsrs...Abraços ;-)

      Excluir
  9. Boas.
    Uma pergunta: O Playstation Pocket fica a funcionar ou não? O PSPocket foi o principal motivo pelo qual comprei um Xperia Play...
    Cumps.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vasco Facundes, Instalando CyanogenMod o PS Pocket é apagado, pois a ROM é Android sem as features da Sony. Mesmo assim você poder jogar os games clássicos do PlayStation 1 no seu Xperia PLAY, basta instalar um emulador, Eu indico o FPse.

      Excluir