26 de dezembro de 2012

TUTORIAL: Instale Android 4.1 Jelly Bean no Seu Xperia

Postagem atualizada ( 27 de Setembro de 2013)


Infelizmente a +Sony  não liberou o +Android  4.1 codinome Jelly Bean para os Xperias lançados em 2011, mas enquanto não vaza uma ROM estoque oficial com todas as features da empresa no +xda-developers, a nossa dica é usar uma ROM do +CyanogenMod 


 O CyanogenMod é uma distribuição alternativa de firmware para vários dispositivos que rodam o Sistema Operacional Android. Ele é baseado no próprio projeto open source Android, e feito com o objetivo de melhorar a performance e a segurança das ROMs distribuídas pelos fabricantes como, +Sony , +Motorola Mobility, +Samsung Mobile  e outras. CyanogenMod também oferece uma variedade de funcionalidades e melhoramentos que não são normalmente encontrados em versões oficiais do Android, tais como suporte nativo a temas, codec para áudio flac, uma grande lista de APNs, um menu de reboot, suporte a tethering via Wi-Fi, Bluetooth e USB.


Outro recurso muito interessante é o overclock, possibilitando aumentar o poder de processamento até mesmo de celulares menos potentes.

A ROM CyanogenMod 10 possui Android puro, ou seja, você perderá todas as features da Sony como:

  • O aplicativo WALKMAN;
  • PlayStation Pocket para os Xperias com certificado +PlayStation;
  • xLoud;
  • Clear Bass;
  • Mobile BRAVIA Engine;
Obs.: No final do tutorial vou explicar como recuperar as funcionalidades da ROM stock da Sony.

Para realizar o procedimento, o seu Xperia precisar estar com o bootloader desbloqueado e com ROOT. Caso ainda não tenha acesso a raiz do sistema  e nem desbloqueado o bootloader, acesse os links dos tutoriais abaixo:

Link para o Tutorial ROOT


Instale o Flashtool

Para instalar o programa Flashtool será necessário primeiro ter o PC Comapanion e Java atualizado no seu desktop.

Vá em configurações, depois Aplicativos e habilite no seu Xperia PLAY "Fontes desconhecidas". Agora acesse Configurações, escolha agora Aplicativos e depois Desenvolvimento "Depuração USB".

Download e Instalação
- Instale o FlashTool 
-Não esqueça de instalar os Drivers  (normalmente os arquivos ficam hospedados em C:\Flashtool\drivers\)


Tutorial Clockworkmod Recovery


Todos dispositivos com Android são dotados de um recovery padrão que basicamente é uma partição da memória interna do dispositivo que pode ser iniciada. O recovery padrão tem apenas operações básicas que lhe permite apenas voltar as configurações de fábrica e recuperar seu OS usando uma ROM oficial no format .zip.

O custom recovery basicamente substitui o recovery padrão, pois lhe permite fazer tudo o que é possível realizar pelo "recovery padrão" e ainda tem mais opções que lhe dá mais controle sobre seu dispositivo. Com um custom recovery você pode instalar tanto ROMs oficiais e não oficiais como também outros uptades incluindo: apps, temas, kernels, etc. utilizando arquivos .zip. Você pode também, dar "wipe" não só nas configurações de usuário como também em cada partição de seu dispositivo, particionar seu cartão SD, wipe Dalvik cache e status da bateria. Você pode também realizar, gerenciar e restaurar backups e muito mais.

Procedimento:

Siga as imagens abaixo para  instalar CWM no seu Xperia:







Faça download dos arquivos abaixo:

*No link para download das ROMs estão hospedados os arquivos para todos os gadgets.   Para baixar o arquivo da ROM compatível com seu Xperia, confira a lista abaixo com o codinome  para seu aparelho:

Hallon: Xperia Neo;
Haida: Xperia Neo V;
Zeus: Xperia PLAY;
Mango: Xperia Mini Pro;
Nozomi: Sony Xperia S;
Anzu: Xperia Arc;
Smultron: Xperia Mini;
Coconut: Sony Ericsson Live With WALKMAN;
Iyokan: Xperia Pro;

Tutorial de instalação da ROM:


Extraia o arquivo “Boot.IMG”  e copie os arquivos do Gapps e da ROM para o cartão SD do seu Xperia. 

Abra o Flashtool e selecione  a primeira opção ( ícone do raio), clique na opção “Fastboot mode”, depois em ok.  Agora será necessário desligar o aparelho para entrar em “modo Fastboot”. 

Com o botão de pesquisa pressionado*, conecte o aparelho ao USB, após isso, escolha a opção “Select  Kernel to flash”, selecione na pasta que você extraiu a ROM o arquivo “Boot.IMG” , agora espere o procedimento terminar,  depois desconecte o seu smartphone.

Agora você entrará em modo “recovery”. Para isso basta pressionar o botão de volume - quando aparecer o logo. Selecione Wipe data factory reset e wipe dalvik cache antes de começar a flechear a ROM. Feito isto, escolha a opção “install zip from sd card/choose from sd card, selecione a ROM que você moveu para o cartão de memória, depois “Yes - install...” 

Após todo o processo de instalação da ROM ser finalizada, instale os Gapps. Feito isto, acesse a opção “reboot to system”

*Xperia PLAY

OBS:  A tecla Fastboot não é padrão para todos os gadgets, pois cada dispositivo usa uma tecla diferente para realizar o procedimento. Confira abaixo a lista com os aparelhos:


Xperia Neo, Xperia Neo V, Xperia Pro, Xperia Arc, Xperia Arc S : Desligar dispositivo, mantenha pressionado a tecla Menu e ligar o cabo USB ao computador. O dispositivo mostrará uma LED azul indicando que se encontra em modo fastboot.


Xperia PLAY : Desligar dispositivo, mantenha pressionado a tecla Search e ligar o cabo USB ao computador. O dispositivo mostrará uma LED azul indicando que se encontra em modo fastboot.

Xperia Mini, Xperia Mini Pro, Xperia Ray, Xperia Active, Live with Walkman : Desligar dispositivo, mantenha pressionado a tecla Volume Para Cima e ligar o cabo USB ao computador. O dispositivo mostrará uma LED azul indicando que se encontra em modo fastboot.





O vídeo tutorial abaixo foi feito pelo usuário do +YouTube Jader13254 e não está em português, mas acredito que ninguém terá problema em entender, pois basta visualizar cada etapa do procedimento.

Eu instalei no Xperia PLAY e achei a ROM estável, inclusive o gamepad está funcionando.  Felizmente o erro da  câmera que não funcionava  no Xperia PLAY no lançamento das versões inicias já foi corrigido, incluindo a câmera frontal para vídeo chamada e o modo panorâmica.  O Google+er +Richard Rosário também está usando a versão 10 do CyanogenMod no Xperia Neo, segundo  relatos dele está tudo ok, apesar do modo panorâmica apresentar uma pequena mancha na tela na hora da captura, mas o resultado da imagens aparecem sem distorção ou qualquer defeito,  já o +Cristiano de Oliveira instalou no Xperia Mini Pro.


Customização

Para aqueles que gostam de personalizar ou querem recuperar as features da Sony, abaixo estão as dicas e links das mudanças que eu fiz no ROM CyanogenMod do meu Xperia.

Primeiro eu instalei o Launcher do Xperia Z que o xda-developers disponibilizou recentemente. Nele é possível modificar ícones, trocar efeitos de transição, inserir gestos e uma porrada de outras possibilidades.

Instalei também o PS Pocket


Socialife
O aplicativo é o sucessor da "Timescape" e foi portado para os aparelhos da linha 2011 e 2012 pelo xda-developers


Apps de mídia da Sony "Álbuns" e "Vídeos"

Music Unlimited
 
Ainda não instalei, mas achei esse app do WALKMAN:

Widgets do Xperia Z:

Dica de widgets para quem está usando o Launcher do Xperia Z que eu postei acima. A maioria deles basta instalar o APK igual um app normal. Confira abaixo a lista:

































Widget de Relógio;
Widget de previsão do tempo;
Widget de Fotos e vídeos;
Widget de Chamadas Recentes;
Widget de Configurações Rápidas:  Deve ser instalado como um aplicativo do sistema, mova-o para pasta System/App;
WALKMAN;
Widget de Notas: Para ser instalado requisita de usuários não-Xperia a instalação  do aplicativo SemcNotes (ICS);
Widget Contatos mais importantes (Top Contacts).

Links:
Sony Xperia Z Launcher
PS Pocket
Socialife
Apps de mídia "Álbuns" e "Vídeos"
WALKMAN
Music Unlimited
Widgets
Com o aplicativo "Pimp my Rom" é possível  também trazer diversas outras funções para melhorar o desempenho do seu aparelho. Como: 

Beats Audio e Ad-Block;








Fonte: CyanogenMod, Juegos Androide, Wikipédia