24 de outubro de 2012

RIP! Agora é oficial Nokia mata Symbian OS

Alguém lembra do Symbian OS? A plataforma Symbian foi criada através da fusão e integração de ativos de software da Nokia, NTT DoCoMo , Sony Ericsson e Symbian Ltd. , incluindo ativos da Symbian OS em seu núcleo, o S60 plataforma e partes dos UIQ e MOAP (S) interfaces de usuário .

Em dezembro de 2008, a Nokia comprou o Symbian Ltd., empresa por trás do Symbian OS, conseqüentemente, a Nokia se tornou o principal contribuinte para o código do Symbian, uma vez que então possuía os recursos de desenvolvimento, tanto para o núcleo do OS Symbian como a interface do usuário. 

A plataforma já foi a mais usada no mundo e empresas como Sony Ericsson, Samsung e Motorola também fizeram uso do sistema. 

Desde a chegada de Stephen Elop no comando da finlandesa os dias de glória do OS móvel chegaram ao fim. Abandonado em detrimento do Windows Phone 7, nenhum flagship foi lançado depois do bem sucedido N8, mas a empresa prometia updates até 2014, data em o OS seria totalmente descontinuado. Mas o planos mudaram, com o fracasso nas vendas de aparelhos com WP 7 , a decepção do anúncio da não atualização dos aparelhos e  principalmente o corte de gastos levaram a empresa a mudar os planos.


A revelação veio de forma acidental em um post no fórum de desenvolvedores da finlandesa.  Um funcionário escreveu que a plataforma está, agora, em modo de manutenção e que só receberá atualizações para correção de falhas críticas.

Ainda de acordo com o post, o Symbian só receberá atualizações com novos recursos em caso de boa perspectiva financeira para a Nokia. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário