19 de outubro de 2012

O Globo, Folha de SP e Membros da ANJ querem censurar o Google Notícias

Os membros da ANJ (Associação Brasileira de Jornais) querem que a Google pague para disponibilizar os links de notícias de jornais como O Globo, Folha de SP e O Estado de SP... no agregador de notícias da gigante de buscas. Eu sempre usei o agregador de notícias  Google News como um simples redirecionador de links que facilita o caminho de acesso as notícias. Essa extorsão  só teria alguma desculpa se a empresa de Mountain View  publicasse o conteúdo inteiro  dos jornais e não uma lista de resultados com links de apenas uma misera linha. 


O diretor de políticas públicas do Google Marcel Leonardi  comparou a extorsão da ANJ a “um restaurante cobrar um taxista que levou seu clientes até a sua porta”.

Mas para a Associação Brasileira de Jornais, a retirada de conteúdo da plataforma do Google é “porque eles se comportam como home pages que usam seu trabalho”. Já a Google diz que torna o conteúdo desses mesmos jornais disponível para um número maior de pessoas.

“É preciso que alguém pague pela conta e dê aos donos dos veículos e aos autores uma parte do que se arrecada”, afirmou o advogado alemão Felix Stang.

Fonte: Tecnoblog




Nenhum comentário:

Postar um comentário