18 de abril de 2012

Cientistas conseguem fazer crescer cabelo humano em rato


Carecas de todo mundo pulando de alegria com essa notícia, parece que agora os dias de pouco "telhado" estão chegando ao fim porque Cientistas da Universidade de Ciências de Tóquio, no Japão, conseguiram fazer crescer cabelo humano em um rato de laboratório careca. 

Os pesquisadores conseguiram desenvolver em laboratório folículos pilosos – que são estruturas da pele capazes de produzir um pelo – utilizando células-tronco retiradas da pele humana. Eles foram então transplantados nas costas de um camundongo sem pelos. Três semanas depois, 74% destes folículos colocados nasceram novos fios de cabelo.

Transplante foi realizado junto aos nervos e tecidos do animal, o que tornou os folículos totalmente funcionais e capazes de fazer crescer cabelo novamente, mesmo que ele caia ou seja arrancado. Os pesquisadores também conseguiram alterar a densidade e a cor do cabelo, dependendo do tipo de célula implantada no folículo piloso.

Um balde de água fria para quem estava esperando uma solução para o problema, infelizmente os pesquisadores disseram que vai levar ainda uma década para que o tratamento possa ser aplicado em humanos. Acredita-se também que a técnica não será utilizada para a cura de calvície prematura, mas apenas como tratamento de perda de cabelo devido a alguma lesão ou doença, já que há uma grande dificuldade em se regenerar grandes quantidades de cabelo.

Fonte: Nature Communications 

2 comentários: