30 de março de 2012

Primeiro filme baseado na obra de Charles Dickens é encontrado em Londres


O ano de 2012 marca o bicentenário de Charles Dickens. Charles John Huffam Dickens foi o mais popular dos romancistas da era vitoriana e contribuiu para a introdução da crítica social na literatura de ficção inglesa. Entre os seus maiores clássicos destacam-se "Oliver Twist", "A Christmas Carol" e "David Copperfield"


Adaptação mais antiga de uma história de Charles Dickens, o filme mudo "The Death of Poor Joe", feito em 1901 e baseado em um episódio do livro "Casa desolada",  foi encontrado por uma pesquisadora do Instituto de Cinema Britânico, em Londres. O "achado" foi anunciado um mês após a comemoração do bicentenário de nascimento do escritor britânico.

A gravação que foi feita há 111 anos está bem conservada e dura cerca de um minuto, mostrando o encontro entre um guarda e um menino pobre, varredor de rua, que parece passar mal por causa do frio. Outros clássicos de Dickens já foram adaptados para o cinema como "Tempos difíceis" (1988), "Grandes esperanças"(1998), "David Copperfield" (1999) e "Oliver Twist", que foi levado às telas pela primeira vez por David Lean, em 1948, e em 2005 ganhou uma versão de Roman Polansky, vencedora de cinco Oscars, inclusive o de melhor filme.

Fonte: Telegraph.co.uk





Nenhum comentário:

Postar um comentário