12 de março de 2012

Facebook é processado por infringir 10 patentes do Yahoo!

























O Facebook está sendo processado por roubar uma série de tecnologias criadas e patenteadas pelo Yahoo!. Ao todo, o processo envolve 10 patentes, de acordo com uma cópia do processo.

O processo marca a maior batalha legal entre gigantes de tecnologia nas mídias sociais e uma grande escalada de litígios que já varreram o setor de smartphones e tablets onde Apple e Microsoft  tentam a todo custo barrar a concorrência processando por patentes genéricas pra não dizer ridículas.

"Todo o modelo do Facebook, que permite aos usuários criar perfis e conectar, entre outras coisas, pessoas e empresas, é baseado na tecnologia patenteado de rede social do Yahoo!," diz a ação do Yahoo! ajuizada nesta segunda-feira (12) em uma corte federal de San Jose, na California.

"Infelizmente, o assunto com o Facebook continua por resolver e fomos compelidos a buscar reparação na Justiça Federal" , disse o Yahoo! em comunicado.



Na ação, o Yahoo! argumenta que o pagamento de royalties não será suficiente.

"O Yahoo! foi prejudicado pelo uso de tecnologias patenteadas em uma maneira que não pode ser compensada pelo pagamento de royalties por si só," escreveram os advogados. "Esse uso aumentou as receitas do Facebook e sua fatia no mercado porque não foi preciso recuperar o custo ou o tempo envolvido no desenvolvimento da tecnologia."

Fonte: Reuters