4 de fevereiro de 2012

Hidróxido de amônio é o ingrediente secreto da receita do Big Mac, o hambúrguer mais famoso do mundo

Se você passou a infância inteira se empanturrando de Mc lanche feliz, Big Mac e outras guloseimas nada saudáveis vendidas na maior rede de Fast-food do planeta, ficará espantado ao saber qual o principal ingrediente usado na fórmula do hambúrguer mais vendido em todo mundo.

O chefe de cozinha e ativista Jamie Oliver descobriu – e divulgou em seu programa de TV – que a rede McDonald’s utiliza hidróxido de amônio para converter sobras de carne gordurosas em recheio para seus hambúrgueres nos Estados Unidos, a marca anunciou que mudará a receita, segundo informações do jornal Mail Online. “Estamos comendo um produto que deveria ser vendido como a carne mais barata para cachorros e, após esse processo, dão o produto para humanos”, disse Oliver. “Por que qualquer ser humano sensato colocaria carne com amônio na boca de suas crianças?”, questiona.


SIGNIFICADO DE HIDRÓXIDO DE AMÔNIO

O hidróxido de amônio, de fórmula química NH4OH é uma base solúvel e fraca, só existe em solução aquosa quando faz-se o borbulhamento de amônia (NH3) em água.


RISCOS

Nocivo quando ingerido, inalado e absorvido pela pele. Extremamente irritante para mucosas, sistema respiratório superior, olhos e pele.

EFEITOS

A inalação pode causar dificuldades na vítima como consequência: espasmos, inflamação e edema de garganta, pneumonia química e edema pulmonar.
A exposição repetida ao produto pode causar tosse, respiração ruidosa e ofegante, laringite, dor de cabeça, náusea, vômito e dor abdominal.

Órgãos afetados: Estômago e pulmões.