4 de fevereiro de 2012

Hidróxido de amônio é o ingrediente secreto da receita do Big Mac, o hambúrguer mais famoso do mundo

Se você passou a infância inteira se empanturrando de Mc lanche feliz, Big Mac e outras guloseimas nada saudáveis vendidas na maior rede de Fast-food do planeta, ficará espantado ao saber qual o principal ingrediente usado na fórmula do hambúrguer mais vendido em todo mundo.

O chefe de cozinha e ativista Jamie Oliver descobriu – e divulgou em seu programa de TV – que a rede McDonald’s utiliza hidróxido de amônio para converter sobras de carne gordurosas em recheio para seus hambúrgueres nos Estados Unidos, a marca anunciou que mudará a receita, segundo informações do jornal Mail Online. “Estamos comendo um produto que deveria ser vendido como a carne mais barata para cachorros e, após esse processo, dão o produto para humanos”, disse Oliver. “Por que qualquer ser humano sensato colocaria carne com amônio na boca de suas crianças?”, questiona.


SIGNIFICADO DE HIDRÓXIDO DE AMÔNIO

O hidróxido de amônio, de fórmula química NH4OH é uma base solúvel e fraca, só existe em solução aquosa quando faz-se o borbulhamento de amônia (NH3) em água.


RISCOS

Nocivo quando ingerido, inalado e absorvido pela pele. Extremamente irritante para mucosas, sistema respiratório superior, olhos e pele.

EFEITOS

A inalação pode causar dificuldades na vítima como consequência: espasmos, inflamação e edema de garganta, pneumonia química e edema pulmonar.
A exposição repetida ao produto pode causar tosse, respiração ruidosa e ofegante, laringite, dor de cabeça, náusea, vômito e dor abdominal.

Órgãos afetados: Estômago e pulmões.


4 comentários:

  1. Eu sabia que esse Big Mac tinha alguma coisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje em dia eu passo longe desse tipo de comida, mas infelizmente devorei muito "Mc lanche feliz" na minha infância depois dessa reportagem me bateu um pouco de remorso.

      Excluir
    2. Eu já comi muitos Big Mac, agora eu acho melhor tomar cuidado com a Coca-cola

      Excluir
    3. Se for por no papel tudo que faz mal para saúde não vai sobrar nada de bom para a gente comer :D

      Excluir