1 de dezembro de 2011

Google Chrome o rei dos browsers no Brasil

O browser do Google já era o mais usado da América do Sul. Em outubro ultrapassou o Firefox da Mozilla alcançando o segundo lugar no Brasil. Inclusive aqui no Safari Geek 85% das visualizações de páginas são pelo Chrome.



Segundo a StatCounter no Brasil  o Explorer perdeu o seu reinado para o Google Chrome. O browser do Google chegou a 39,81% de participação no mercado, contra 34,43% do navegador da Microsoft. O Mozilla Firefox, em queda, está na terceira posição, 23,83%.


"Podemos esperar por uma fascinante batalha entre a Microsoft e o Google na medida em que o crescimento do Chrome sugere que o navegador se tornará um verdadeiro rival para o Internet Explorer globalmente", disse opresidente-executivo da StatCounter, Aodhan Cullen, em comunicado.



Em novembro, o Chrome viu sua participação de mercado global quase dobrar frente a um ano atrás, para 25,7% enquanto o market share do Explorer caiu para 40,6% --ante 48,2% na comparação anual.



A participação do Firefox --que é popular na Europa-- caiu globalmente para 25,2%, ante 31,2% em novembro de 2010. O Safari, da Apple, fica com a distante quarta posição do mercado, com 5,9% de market share, enquanto o Opera, quinto colocado, tem 1,8% do mercado.



As estatísticas da StatCounter são baseadas em dados agregados de mais de 3 milhões de websites, com uma amostragem de mais de 15 bilhões de visualizações de páginas por mês.


Esse crescimento avassalador deve-se principalmente pela qualidade do produto oferecido pela Google, com a sua simplicidade o Chrome revolucionou deixando a concorrência obsoleta. O IE torna-se, cada vez mais, apenas uma forma de fazer download de outro browser.