3 de dezembro de 2014

PlayStation Comemora 20 anos de existência hoje



Lançado pela Sony em 3 de dezembro de 1994 no Japão, 9 de setembro de 1995 nos Estados Unidos e em 29 de setembro de 1995 na Europa. Desde o seu lançamento até 2006, quando sua produção foi cancelada, o PlayStation original vendeu mais de 100 milhões de unidades. Ocupa a posição de segundo console de mesa mais vendido no mundo, com mais de cem milhões de unidades vendidas, superado apenas pelo seu sucessor, o PlayStation 2, que teve mais de 150 milhões de unidades comercializadas.

O projeto PlayStation, a princípio, seria desenvolvido em parceria com a Nintendo, porém a Sony levou uma rasteira da Big N que preferiu fazer um acordo com a Philips. Mas o tiro saiu pela culatra, pois o PSOne quebrou recordes e levou a Sony à liderança no mercado de vídeo games, tudo isso em apenas uma geração.


Vários jogos contribuíram para o sucesso do console, como Clock Tower, Resident Evil, Parasite Eve, Silent Hill, Gex, Rayman, Crash Bandicoot, Spyro the Dragon, Megaman X4, Tomb Raider, Medal of Honor, Dino Crisis, Tekken, Gran Turismo, Twisted Metal, Final Fantasy, Winning Eleven, Syphon Filter entre outros.

O PlayStation popularizou o Memory card. O cartão de memória permitia salvar dados dos jogos e o progresso do usuário no jogo para continuar do ponto em que parou. 

 Diversas logomarcas foram elaboradas antes de chegar ao modelo escolhido .

A evolução gráfica dos jogos nos últimos 20 anos foi enorme e o console da nipônica contribuiu de forma substancial. Abaixo você confere dois vídeos do Digital Foundry com a análise dos gráficos do game Ridge Racer :




A Sony  lançou uma edição especial do PS4. Acabamento, logomarca original colorida e a tonalidade cinza, tudo relembra o primeiro console lançado 20 anos atrás.

A edição terá apenas 12.300 unidades e a pré-venda para América do Norte começa no dia 6 de dezembro de 2014. Veja no link abaixo o vídeo com unboxing do console:

 






Nenhum comentário:

Postar um comentário