29 de setembro de 2013

Comunidades do Google+: por que as pequenas são melhores do que as grandes e alguns pensamentos aleatórios

Por que as Comunidade do Google+ pequenas são melhores que as grandes

Olá leitores!

Abaixo, um "pequeno" artigo opinativo falando sobre as Comunidades do Google+, como as pequenas podem ser melhores que as grandes, como os moderadores e membros agem sobre isso e alguns outros pensamentos aleatórios sobre.

O começo delas



As Comunidades do Google+ foram lançadas em meados de Dezembro de 2012, o objetivo da Google com as Comunidades dentro do Google+ era ajudar as pessoas com interesses e gostos em comum em um só lugar. Um lugar onde as pessoas pudessem se interagir, com posts, Hangouts e Eventos programados, discussões e etc. A ideia foi ótima. No dia, pessoas estavam cansadas de apertar o botão F5 a espera de que o pequeno ícone verdade surgisse na barra ao lado. Após isso, muitas pessoas foram criativas e criaram Comunidades dos mais variados temas, de Culinária a Tecnologia. 







Foi legal ver as pessoas criando suas Comunidades e convidando os seus amigos para participar delas. Me lembro que havia Comunidades dos mais variados temas, como as que discutiam religião e ateísmo, Comunidades sobre programação, Android, Apple, Windows, música, leitura e etc. Era legal participar delas. Eu participava e ainda participo de muitas.

Comunidades incríveis de discussões que foram, instantaneamente, perdidas devido a diversos fatores. Comunidades, que hoje "vivem as moscas", mas não por falta de posts, mas falta de conteúdo e discussões realmente úteis e interessantes para se debater.

Muitos querem ser donos

Estava, antes de escrever este "pequeno" artigo, conversando via Google+ com meu amigo +Heraldo Luciano . Estávamos falando que algumas pessoas querem ser donas. Muitos querem ser donos de Comunidades, isto não parece ser ruim, mas talvez possa. Depende.

Hoje, vejo muitas Comunidades onde existe apenas o criador presente, a Comunidade é grande e é lotada de membros. Não vemos discussões tão incríveis e legais para "entrar de bico" como em outras (sim, as pequenas).


Essas pessoas queriam apenas ser donas. Queriam apenas carregar "sou dono da Comunidade 'tal' como 'tantos' membros". A pessoas não queria propor algo diferente para que as pessoas possam discutir dentro daquele espaço. Isso era um problema, pois quando foram lançadas, havia Comunidades atingiram o ápice dentro do Google+, todos queriam participar e todos queriam entrar, mas nem todos queriam realmente discutir.


Experiência

Após isso, participei de Comunidades grandes, no começo era muito bom, eu não dava bola para Comunidades pequenas, tinha a ideia de que elas não eram movimentadas e não tinha tantas discussões como as que beiravam 30 mil membros e etc. Eu estava completamente enganado.

Aconteceu um caso realmente intrigante comigo em uma Comunidade grande sobre tech. A Comunidade era grande, tinha muita interação e postagens, mas o pessoal criticava muito quando algum usuário postava "Minha Home". O pessoal chegou a fazer "protesto" dentro da Comunidade, fazendo a maior zona dentro da Comunidade. Acredito que isso não é o jeito de se resolver as coisas. Havia poucos moderadores, algumas pessoas até se propuseram a entrar como Moderador para manter a ordem dentro da Comunidade (banindo Spam ou conteúdo que foge do tema/assunto proposto da Comunidade), mas o criador e outros moderadores nem ligavam, muitos não estavam a fim disso e não queriam ajudar para deixar a Comunidade limpa e com discussões saudáveis daquelas que você passa o dia inteiro vendo, recebendo notificações e comentando. Elas queriam simplesmente ser donas.

Poderia ser feito algo para mudar, mas nada foi feito, foi triste ver uma Comunidade daquela acabar assim.
No caso "Minha Home" podia ser feito algo para conscientizar as pessoas de não postar aquele tipo de conteúdo, algo como uma "campanha de conscientização" cujo foco seria falar para as pessoas, ao menos, falar o que usaram naquela customização (apps etc.). Eu mesmo tentei ajudar postando algo. Nada resolveu.



É aí que as pequenas entram

No final, acabei saindo da Comunidade e entrando em Comunidade pequenas. Foi a melhor coisa que fiz. Entre em Comunidades tech de vários tipos. Gostei bastante.

As discussões eram muito mais vivas, em vários posts você poderia passar horas e horas respondendo a ações daquele post, e quando parava, alguns minutos depois alguém ia lá e comentava.

É algo interessante, pois vemos que quantidade não mostra que existe qualidade. Vejo, em minha opinião, que as Comunidade pequenas estão em busca de pessoas para discutir sobre o tema tratado na Comunidade, e não com um objetivo principal de lotar a Comunidade de pessoas (não em primeiro momento). Claro que o criador e os membros querem ver ela grande, mas acho que o "espírito" pequeno deve permanecer. Ao instante em que ela vai crescendo e crescendo deve-se adotar medidas para que o conteúdo, foco e debates não se percam ou se vá embora. 

Nas pequenas aprendi bastante coisa sobre tecnologia, bastante coisa que eu não sabia enquanto estava em grandes Comunidades. Conheci gente nova nessas pequenas Comunidades, onde eu também interajo a partir da minha Stream. E isso é algo realmente muito legal.

Não podemos generalizar 



Claro! Não podemos generalizar. Isso não acontece em todas as Comunidades. Existem Comunidades no Google+ onde elas ainda preservam o "espírito" pequeno de ser, onde preservam as discussões, opiniões e debates. E são nessas Comunidades grandes que dá gosto de ficar e interagir. Ainda sou membro de Comunidades que se tornaram grandes, mas que ainda estão boas.

Podemos ver que isso não acontece apenas em Comunidades tech. Isso pode ocorrer em qualquer Comunidade e de diferente assunto ou tema.

Sim, cuidar de Comunidades é algo difícil



Cuidar de Comunidades é algo difícil e desafiador. Você precisa ser bem assíduo para deixar tudo organizado e deixar ela engajada. É preciso ser responsável. Para isso existem os Moderadores. Eles te ajudam enquanto você está fora. Então, acho que saber escolher as pessoas certas é fundamental.

Você pode combinar horários em que está vago e ir colocando e abrindo vagas para que outras pessoas que estejam disposta ocupar e ajudar. Não é preciso lotar de moderadores, somente o que é necessário para não ter spam e para impedir que postagens fora da Comunidade interfira na discussão e navegação dos outros membros. Sabemos que existe algorítimos do Google que barram conteúdos (sim, eles funcional bem) até que você chegue e modere, mas isso não é suficiente (algumas escapam dos filtros).

Fazendo isso, acho que pode ajudar a manter tudo limpo e pronto para discussões.

Concluindo...


Concluímos que existem casos diferentes, mas temos que prestar atenção e olhar por ângulos diferentes. É chato ver Comunidades boas e grandes se perderem e ficarem em lotadas de spam e conteúdos sem debate e magia. 

Espero que todos tenham gostado desse "pequeno" artigo escrito por mim. Obrigado!


Viu algum erro ou gostaria de colaborar com o autorFale com ele via Google+. Estamos abertos a sugestões e opiniões.