29 de setembro de 2012

Dica do dia: Aprenda usar os filtros do Gmail

O Gmail  serviço gratuito de webmail criado pelo Google em 2004, é sem dúvida o mais prático e fácil de usar. Se você ainda usa o ultrapassado Hotmail, abra uma conta no serviço de correio eletrônico da gigante de busca e tire suas dúvidas. LINK

Na nossa dica vamos explicar passo a passo como usar os filtros do Gmail. As mensagens   recebidas serão automaticamente separadas e organizadas.



Defina um critério
A primeira coisa a fazer na hora de criar um filtro é dizer ao Gmail que tipo de mensagens estamos procurando. Você pode fazer isso definindo um critério para o filtro: clique na setinha pra baixo na caixa de busca no topo da página do Gmail para ver as opções avançadas de busca. 





Aqui você deve dizer o que está procurando. Por exemplo, para filtrar uma mensagem que tenha uma palavra em específico (como “reunião”), coloque-a no campo Contém as palavras. Isso é um filtro por palavra-chave. Você também pode criar filtros baseados no remetente, destinatário, assunto, palavras-chave ou datas, e também separar mensagens com anexo das que não contém nenhum ou combinar múltiplos critérios. Você também pode usar um asterisco como um “coringa”: por exemplo, um filtro com o remetente *@suaempresa.com.br vai pegar todas as mensagens vindas de seus colegas de trabalho, não importa o remetente.

Quando tiver definido todos os critérios, é hora de saber se seu filtro funciona: clique no botão azul com a lupa no rodapé da janela e veja as mensagens que serão mostradas. Se for exatamente o que você quer, basta transformar a busca em um filtro: clique no botão Mais acima da lista de mensagens e selecionar a opção Criar Filtro. Na janelinha que surgir, clique no link Criar filtro com esta pesquisa. 


Decida o que fazer com as mensagens
Depois de definir os critérios do filtro você precisa dizer o que fazer com as mensagens. Isso é feito selecionando as opções na tela. Com um filtro você pode, por exemplo, marcar todas as mensagens do chefe como importantes para que tenham destaque na Inbox, e com outro apagar todas as mensagens daquela loja online que insiste em lhe mandar “promoções” todo dia. Ou então redirecionar automaticamente certas mensagens para um outro endereço de e-mail. Claro, também é possível combinar múltiplas ações.

Aqui você diz o que deve ser feito com as mensagens "filtradas"

Você também pode aplicar retroativamente um filtro a quaisquer mensagens e discussões que já estejam em sua caixa postal. Basta marcar a opção Também aplicar filtro a [..] conversas correspondentes no rodapé da janela. Depois que tudo estiver OK clique no botão Criar filtro. Com ele ativo, o Gmail irá cuidar automaticamente de todas as conversas que atendam ao critério até que o filtro seja removido.
Gerenciando filtros

Se você quer remover ou modificar um filtro (para fazer um ajuste-fino nas condições, por exemplo), clique no ícone da engrenagem no canto-superior direito da tela do Gmail e selecione a opção Configurações. Clique em Filtros e você verá uma lista de todos os filtros ativos associados à sua conta. Clique em Editar para modificar um filtro, ou em Excluir para removê-lo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário