24 de abril de 2012

Doodle do Google em homenagem a Gideon Sundback o inventor do Zíper


O Doodle do Google de hoje é homenagem ao engenheiro e inventor sueco Otto Fredrik Gideon Sundbäck,  famoso pelas  pesquisas de desenvolvimento do ziper.

Após seus estudos na Suécia, Sundback mudou-se para a Alemanha onde  prestou o exame para engenharia eletrônica. Dois anos mais tarde se mudou para o Canada e os Estados Unidos.

Em 1893, W. Litcomb Judson de Chicago, Estados Unidos, patenteou um sistema de fecho que era feito de ganchos e fendas que se agarravam para abrir e fechar. Ainda era um esboço do que conheceríamos mais tarde como zíper. O engenheiro elétrico Gideon Sundback trouxe diversos avanços para ao zíper. A sua versão de 1914 era muito mais resistente a puxões laterais do que as anteriores que apresentavam a tendência de soltar-se facilmente. Ele modificou o sistema de encaixe dos elementos laterais, quase triplicou sua quantidade por centímetro e criou o deslizador em Y que unia os elementos laterais como se fossem uma única fita.

No começo, esse tipo de fecho era usado para bolsinhas que guardavam tabaco e dinheiro. Em 1917, a marinha americana começou a fabricar casacos que usavam o zíper na frente. Quem batizou o zíper de "zipper" foi B.G. Worth, baseado em modelos de fechos semelhantes usados em sapatos. Elsa Schiaparelli foi uma das primeiras estilistas a usar o zíper na moda, no início da década de 30.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário