24 de abril de 2012

Banco lança 'cartão de crédito e débito' acoplado no smartphone


Pagamento virtual via smartphone é tão comum em países asiáticos como o Japão, mas no ocidente infelizmente a tecnologia ainda engatinha timidamente. a Google lançou o Google Wallet nos Estados Unidos com o aparelho Galaxy Nexus sendo utilizado como carteira virtual, no Brasil recentemente a Nokia junto com o PagSeguro implementaram um serviço semelhante para aparelhos com Meego e Symbian.

Agora é na Inglaterra que um banco acaba de lançar um "mini cartão de crédito e débito", que é acoplado ao telefone celular dos seus clientes, e usado para pagamentos imediatos de contas.

A tecnologia permite que os usuários paguem despesas de até 15 libras (cerca de R$ 45) sem precisar entrar com nenhuma senha. Basta passar o cartão próximo a uma máquina de pagamentos, sem nem encostar no equipamento. Por isso, o sistema é chamado "wave-and-pay" ("acene-e-pague", em português).

Por ora, poucos clientes do Barclaycard têm acesso ao "wave-and-pay" do banco, batizado de Barclaycard PayTag, mas o plano do banco é que milhões de pessoas adotem o sistema até o final do ano.

O mini cartão de crédito é mais parecido com um chip, e tem um terço das dimensões de um cartão de crédito normal. O cartão foi feito para ser encaixado em aparelhos celulares, mas pode também ser usado na carteira ou até mesmo em um anel.

Por ora, apenas alguns estabelecimentos selecionados - entre farmácias, supermercados e cafés - aceitam receber o pagamento pelo PayTag. O sucesso deste período de testes é importante para o banco, para que o sistema possa ser ampliado para outros estabelecimentos de comércio.

Fonte: BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário