10 de abril de 2012

Android rouba mercado da Apple na China


O sistema operacional Android, da Google, foi a plataforma de smartphones mais vendida na China no ano passado, aumentando sua participação no maior mercado de telefonia móvel do mundo em cerca de 35 por cento, informou em relatório uma empresa chinesa de pesquisa do setor de tecnologia.

Ao final de 2011, o Android tinha 68,4 por cento do mercado de sistemas operacionais para smartphones em número de aparelhos vendidos, alta frente aos 33,6 por cento no fim do primeiro trimestre do ano passado, disse a Analysys International nesta segunda-feira.

A maior dominância do Android na China acontece em detrimento da fabricante finlandesa Nokia, cujo sistema operacional Symbian viu sua participação de mercado cair em mais da metade, para 18,7 por cento, no ano passado.

A Apple, com seus iPhones não têm tido uma forte demanda, a empresa de Cupertino teve crescimento modesto em 2011, com a fatia de mercado de seu sistema operacional iOS subindo apenas de 4,1 por cento no primeiro trimestre para 5,7 por cento ao fim do quarto trimestre.

O incidente que se viu no ano passado durante o lançamento da última versão do celular fabricado pela empresa, onde fanboys chineses revoltados se aglomeraram na frente da loja da Apple por não terem conseguido adquirir IPhone 4S, pelo visto foi mais falta de planejamento do que uma demanda insana. Os números da Analysys International não me deixam mentir.

Fonte: Reuters