10 de janeiro de 2012

You Tube busca novas mídias para elevar audiência


O desafio do You Tube, que já registra 800 milhões de espectadores ao mês, é tornar o serviço parte mais central na vida dos usuários, disse Robert Kyncl, vice-presidente de parcerias de conteúdo do YouTube. "O que queremos é que os usuários passem mais tempo no YouTube", reforçou Kyncl em entrevista à Reuters na Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas.

Executivo, que veio da rival online Netflix 18 meses atrás, diz ainda que o YouTube já funciona em cerca de 350 milhões de aparelhos, o que inclui tablets, telefones e televisores. Os consumidores assistem a meio bilhão de vídeos do YouTube por dia com seus celulares, um índice de audiência que dobrou no prazo de um ano. Kyncl se recusou a revelar o ritmo de crescimento previsto para 2012, afirmando apenas que seria rápido.

"Erramos em nossas projeções do ano passado. Fomos conservadores demais", disse. "Não é só o YouTube. Há também a NetFlix e o Hulu. Seja em tablets, celulares ou televisores. A tendência continuará".

Ao contrário da Netflix, o YouTube depende da publicidade como fonte de receita. A empresa oferece serviço de locação de vídeos, mas em pequena escala. Kyncl não quis revelar se o YouTube planeja promover serviços de vídeo pagos. "Não digo que nunca. Tudo é possível", afirmou, acrescentando que "no momento queremos colocar em prática os acordos firmados no ano passado".