24 de fevereiro de 2012

Google contrata principal executiva do Bing


A Google acaba de contratar a executiva Danielle Tiedt, até então gerente-geral do site de busca Bing, da Microsoft, para assumir o cargo de vice-presidente de Marketing do YouTube. A informação foi divulgada pelo site da Advertising Age, mas não foi confirmada oficialmente nem por Danielle nem pela Microsoft, embora tenha sido confirmada pela Google.


Como gestora do Bing, Danielle Tiedt liderou recentemente a nova campanha de marketing do mecanismo de busca, usando a frase "Bing is for Doing" e no lançamento do site gerenciou a campanha milionária de divulgação, orçada em 100 milhões de dólares. A executiva trabalhou na Microsoft desde 1997.

A contratação de Diedt acontece no momento em que o YouTube está investindo 100 milhões de dólares em conteúdo original que alimente os 96 "canais" de entretenimento que pretende oferecer no site. A aposta da Google é criar com o YouTube uma alternativa de transição de mídias parecida com a TV e abocanhar uma parte da verba publicitária milionária que vai para a televisão tradicional.

A Google vem trabalhando para trocar a imagem do YouTube de uma central de vídeos amadores, engraçados e virais, para uma plataforma de entrenimento digital, uma alternativa às outras plataformas convencionais. A empresa tem investido ela mesma em publicidade para divulgar seus produtos e a entrada da nova executiva é vista pela AdAge como um ponto importante na "virada" do YouTube, uma vez que Diedt tem larga experiência na criação de marcas e foi responsável por convencer uma grande fatia de usuários de internet a experimentar um novo mecanismo de busca. 

A tarefa agora não será exatamente convencer usuários a experimentar o YouTube, uma vez que o site tem 157 milhões de visitantes únicos ao mês só nos EUA (dados de Dezembro, da ComScore), mas será faze-los olhar para o YouTube de um jeito diferente.